É comum vermos contadores e até mesmo assessorias contábeis reclamando da dificuldade de conseguir novos clientes.
Uns atribuem a diminuição da procura pelo seu serviço ao surgimento de softwares de gestão contábeis e, mais recentemente, do avanço das empresas de contabilidade digital. Para outros, a queda de faturamento vem ocorrendo pela crise econômica que tem levado muito negócios ao insucesso.
Acontece que, independente de crises ou softwares, há novas empresas surgindo o tempo todo, assim como fusões de novos negócios ou expansão dos antigos.
Ou seja, se essas também são a suas desculpas para não estar ganhando o quanto você sabe que merece, saiba que vai continuar perdendo dinheiro por muito tempo.
Já parou para pensar que o problema pode estar na sua projeção profissional como contador? Pois é!
Entenda que hoje os empresários não querem mais aquele contador que só faz o serviço que uma máquina pode fazer. Eles querem um contador com capacidade analítica e conhecimentos que os ajudem a tomar decisões mais acertadas acerca do seu negócio.
E é aí que entra o direito tributário para contadores! Entenda o porquê.
A consultoria tributária como diferencial do contador
O diferencial competitivo é hoje um dos maiores objetivos de qualquer empreendedor e deveria ser o de um contador também.
Em um mercado concorrido, no qual muitas vezes o cliente não percebe o seu valor agregado, é mais do que necessário se tornar indispensável à sobrevivência dos empreendimentos.
A partir do momento que você oferece os mesmos serviços que a sua concorrência, o que o cliente valoriza em você é o preço mais baixo. E aí você entra naquele ciclo vicioso de ser o contador que faz baratinho e atrai mais clientes com essa visão.
Do contrário, se você mostra ao se cliente que o seu serviço vai gerar para ele mais valor do que ele acredita ser o preço pago pelos seus honorários, seu serviço se torna fundamental e deixa de ser visto como mais uma despesa.
Qual é o principal objetivo da contabilidade tributária em uma empresa?
Mas você deve estar se perguntando o que um contador tributarista pode trazer de tão agregador a uma empresa. Deixe-nos explicar!
A Legislação Tributária brasileira é extremamente complexa: cada município possui suas próprias regras, muitos tributos sofrem constantes alterações, sem contar o ICMS que varia de estado para estado.
O problema é que, além desses tributos onerarem o caixa de uma empresa, eles afetam diretamente o preço dos seus produtos ou serviços, podendo, inclusive, diminuir o poder de competitividade de um negócio no mercado.
E é ai que o contador especialista em direito tributário, profissional essencial para auxiliar os administradores de um negócio a mantê-lo saudável, pode mostrar o seu valor e se destacar no mercado de trabalho.
Com o adequado conhecimento da legislação tributária, o contador pode ser uma ferramenta extremamente útil na redução do passivo tributário de uma empresa através, por exemplo, da estruturação de planejamentos tributários, patrimoniais e sucessórios e na identificação de regimes tributários mais benéficos.
Assim, um contador tributário ajuda a reduzir impostos, mantém a empresa atuando legalmente e, consequentemente, livre de multas muitas vezes vultuosas, além de auxiliar na tomada de decisão para crescimento do negócio.
Esses profissionais têm se tornado cada vez mais essenciais, principalmente em tempos de crise, onde toda a economia e corte de custos faz a diferença e, como os cursos de contabilidade dão pouca ênfase à cadeira de direito tributário, aqueles que buscam uma especialização nessa área saem à frente no mercado e ocupam posições de destaque.
Como se tornar um contador tributário?
Tornar-se o profissional cobiçado pelas empresas tem um preço: conhecimento. É preciso estar a par do direito tributário para conseguir ir além do serviço de contador tradicional.
Estudar as Teses Tributárias também pode ser um grande diferencial nesses casos. Mas, calma! É preciso deixar claro que o contador não pode aplicá-las, pois, a aplicação dessas Teses são buscadas perante o Poder Judiciário, ou seja, é uma atividade exclusiva dos advogados.
Entretanto, quando o contador atua na qualidade de consultor de uma empresa, pode (e deve) se utilizar do seu conhecimento das Teses para orientar o seu cliente a respeito de possíveis reduções da sua carga tributária.
Assim, o estudo das Teses Tributárias agrega valor ao seu serviço, mesmo que indiretamente. Interessante, né?
Então, busque uma instituição séria, que seja reconhecida pela capacidade de seus professores.
Um curso on-line pode acelerar seu processo de aprendizagem; afinal, você mesmo fará seu horário e ritmo de estudo. Sem contar que não ficará preso em engarrafamentos ou perderá um bom tempo tentando encontrar vagas para estacionar.
Os cursos da EBT podem te ajudar nesse processo! Que tal conhecer um pouco mais sobre eles? Certamente você vai encontrar o que falta para a sua projeção profissional.
https://www.jornalcontabil.com.br/voce-sabe-o-que-e-a-contabilidade-tributaria/
https://blog.cefis.com.br/direito-tributario-para-contadores/